terça-feira, 4 de agosto de 2009

Mini biografias


Pianista erudito mineiro (18/10/1944-). Ganha grande notoriedade no país e projeção internacional. Nasce em Boa Esperança e inicia os estudos de piano aos 4 anos, repetindo peças que sua irmã mais velha tocava. Muda-se com a família para o Rio de Janeiro, onde estuda com professores particulares.

Aos 8 toca com a Orquestra Sinfônica Brasileira, num solo de um concerto de Mozart. Em 1957, aos 12 anos, vence o 1° Concurso Internacional de Piano, realizado no Rio, e ganha uma bolsa do governo brasileiro para estudar em Viena. Vence o Concurso Internacional de Piano de 1964, em Portugal.

Nelson Freire
No mesmo ano conquista a medalha Dinu Lipatti, em Londres, concedida ao pianista mais promissor. Em 1972 recebe o Prêmio Edison, oferecido pela Holanda (Países Baixos), em razão da gravação dos Prelúdios, de Chopin. Nos últimos anos se apresenta em recitais, como solista da Orquestra Sinfônica Brasileira e de importantes orquestras da Europa, de Israel, do Japão e dos EUA.

Teve como regentes Pierre Boulez, André Prévin e Kurt Mansur. Grava diversos discos, entre eles todos os Noturnos e Scherzos de Chopin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário