sábado, 1 de agosto de 2009


Vladimir Horowit

Vladimir Samoylovych Horowitz, Kiev, 1 de outubro de 19035 de novembro de 1989) foi um pianista clássico virtuose. É considerado como um dos mais brilhantes pianistas de todos os tempos, devido à sua excepcional técnica aliada às suas performaces contagiantes. Destaca-se pelo seu toucher sem igual, pelo controle dinâmico excepcional e pela sua mecânica única. As suas interpretações mais conhecidas e tidas como inigualáveis se referem às obras que variam do barroco Domenico Scarlatti, passando pelos românticos Chopin, Schumann, Liszt e chegando ao moderno Prokofiev. É considerado por muitos o indiscutível mestre em Scriabin e Rachmaninoff. No entanto, alguns críticos apontam que o seu estilo (chamado de horowitziano), por vezes, valoriza por demais a técnica em detrimento da profundidade, e que costuma fugir, com freqüência, às intenções do compositor.

Repertório e técnica

Horowitz é conhecido principalmente pelas suas performaces do repertório Romântico. Sua primeira gravação da Sonata de Liszt, em 1932, é ainda considerada por alguns como a interpretação definitiva da obra, mesmo passados mais de 75 anos e com mais de 100 performaces de outros pianistas. Além de outras obras lendárias, como o Etude Op.8 Nº12, de Scriabin, a Balada No. 1 de Chopin, e várias obras de Rachmaninoff. Horowitz é também aclamado pelas gravações do Concerto para Piano No. 3, de Rachmaninoff, e algumas das Rapsódias Hungáras, de Liszt, além de suas famosas transcrições, especialmente as Rapsódias Húngaras Nos. 2, 13, 15 e 19, de Liszt.

A transcrição de Horowitz da Rapsódia Húngara No. 2 é uma das mais difíceis de todas as suas transcrições. A cadenza e a coda são espetaculares, e até hoje apenas Horowitz conseguiu conduzir e interpretar a obra com maestria. A interpretação da Rapsódia Húngara No. 6 que fascina as pessoas por causa de suas rápidas e brilhantes oitavas no final da obra.

Um virtuosissimo pianista para não botar defeito ,interpretava obras de grande dificuldade com a expressão de calma e facilidade .


Um comentário: