terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Os dois séculos de Chopin, o autor da "música sedutora"


Os dois séculos de Chopin, o autor da "música sedutora"

A celebração em 2010 dos 200 anos do nascimento de Frédéric Chopin, autor de "uma música sedutora", poderá aproximar o público em geral da música erudita, prognostica o musicólogo Rui Vieira Nery.

A gente bem pode torcer os dedos para que a entrada do público em geral na música erudita através do Chopin se alargue a outros autores", augura o especialista.

Chopin "é um compositor importante na história da música, inovou e fez avançar a música erudita no plano mais complexo e ao mesmo tempo produziu uma música eminentemente sedutora, que continua a ter esse impacto, nomeadamente os nocturnos e as valsas", considera Viera Nery.

Apesar das múltiplas celebrações que se preparam em toda a Europa, com destaque para França e Polónia, as salas de concerto portuguesas não têm ainda programação definida com as excepções da Orquestra Metropolitana de Lisboa que, em parceria com o Teatro S. Luiz, promoverá um Festival Chopin, e do Centro Cultural de Belém (CCB).

Fréderic Chopin nasceu a 01 de Março de 1810 na aldeia polaca de Zelazowa Wola, na região de Varsóvia, tendo sido considerado um "menino-prodígio".

Aos 20 anos partiu para França, país natal do seu pai, em Paris fez carreira como intérprete, professor e compositor, tendo adoptado a versão francesa do seu nome, Frédéric-François Chopin. Aos 33 anos morreu devido a uma fibrose quística, segundo um estudo tornado público na Polónia, o ano passado.

"O CCB vai comemorar a inauguração do Ano Chopin, no dia 08 de Março, no Grande Auditório com a orquestra polaca Sinfonia Iuventus, sob a direcção de Tadeusz Wojciechowski, sendo solistas o pianista Radoslaw Sobczak", disse à Lusa uma assessora daquela instituição.

As comemorações no Centro lisboeta dos dois séculos do nascimento do compositor polaco vão concentrar-se entre Outubro de 2010 e Maio de 2011, acrescentou.

O Festival Chopin, em Junho, vai incluir uma série de concertos da Metropolitana de Lisboa (OML) com dois solistas reconhecidos: António Rosado e Mário Laginha, adiantou à Lusa fonte da orquestra.

Por outro lado, "a direcção artística do Teatro Nacional de São Carlos ainda não tem datas definitivas para eventuais concertos", segundo a assessoria de imprensa, acrescentando que a comemoração do bicentenário "ainda se encontra em conjectura".

Na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, está programado, para já, a 20 de Fevereiro, um recital de Maurizio Pollini "inteiramente dedicado a Chopin".

Quanto ao Museu da Música, está a desenvolver contactos com a Metropolitana e o maestro Rodrigo Teodoro para celebrar a efeméride, mas fonte da instituição advertiu que "nesta altura é ainda prematuro confirmar se resultarão em algo de concreto".

Também a Casa da Música, no Porto, não tem qualquer programa específico de celebrações, disse à Lusa uma porta-voz da instituição.

"Na Casa da Música, todos os anos são anos Chopin", sublinhou a responsável, referindo que no próximo ano são vários os pianistas que incluirão peças do compositor polaco nos seus recitais.

A Juventude Musical Portuguesa, que organiza o Festival de Órgão de Lisboa, "não tem nada programado", disse fonte da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário